O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

JULGAR.

Este tema é muito importante e por isso gera muita confusão, assim vamos pela misericórdia de Deus, tentar explicá-lo com bastante clareza. Como muitos dos ensinamentos da Bíblia, o assunto do julgamento é muito mal compreendido. Isso ocorre porque a maioria das pessoas concentra-se apenas em Mateus 7:1 e não leva em conta os outros vários versículos sobre o assunto. As pessoas quando são julgadas NÃO GOSTAM, porque geralmente este julgamento é feito com intenções depreciativas. Então naturalmente elas defendem-se com uma parte de um versículo bíblico, diabolicamente tirado do seu contexto:“Não julguem, para que vocês não sejam julgados.” (Mateus 7:1) Mais adiante iremos estudar todo o contexto. Vamos começar por perceber que a grande confusão, começa com as muitas definições da palavra julgar. No Dicionário da língua portuguesa existem as seguintes definições:
1. Proceder ao exame da causa de.2. Decidir (como juiz, árbitro, etc.). 3. Sentenciar.4. Formar juízo acerca de.5. Imaginar.6. Crer, supor.7. Ter na conta de. 8. Pronunciar sentença. 9. Formar conceito.10. Ser juiz de si mesmo; avaliar-se; crer-se.
É importante perceber um principio FUNDAMENTAL: Todas as pessoas JULGAM tudo e todos, o tempo TODO! Todos nós fazemos julgamentos PORQUE isso é natural, foi Deus quem deu à Humanidade a capacidade para JULGAR! E depois de JULGARMOS temos de tomar decisões com relação ao que julgámos, ou seja, temos de usar o livre-arbítrio para condenar ou inocentar! O livre-arbítrio foi nos dado para após formarmos conceitos decidirmos entre as opções analisadas, ou seja, para JULGARMOS o que é melhor! Temos de deixar a HIPOCRISIA de lado e encarar os factos! Quando por exemplo, olhamos para uma pessoa, automaticamente formamos vários conceitos sobre ela. O que Jesus condena, é a formação de conceitos depreciativos, que são feitos com intenção de desvalorizar a pessoa, por exemplo, quando fazemos isso por INVEJA!
“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. 12 Há apenas um Legislador e Juiz, Aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” (Tiago 4:11,12)
Jesus NÃO condena a formação de conceitos, quando são feitos SOMENTE de acordo com os ensinos da Bíblia, para ajudar a pessoa a sair do erro.
“Não julguem apenas pela aparência, MAS façam julgamentos justos”. (João 7:24)
Vamos então, estudar todo o contexto em que está inserido o versículo com o qual  iniciámos este estudo:
1 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. 2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. 3 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 4 Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? 5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:1 a 5)
A revelação do ensino está concluída no versículo 5 onde diz: para tirar o cisco do olho do seu irmão.” Jesus queria demonstrar que não nos adianta querer ajudar alguém a sair do erro, SE nós mesmos estamos a cometer o mesmo erro! Isto é uma atitude orgulhosa! Mas se não estamos no erro, temos o dever de mostrar o erro e ajudar a pessoa a sair dele, isto é uma atitude humilde de coração. Leia:
“Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.” 3 “Assim, quando você, um simples homem, os julga, MAS pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do Juízo de Deus?” (Romanos 2:1 a 3)
Os problemas começam aqui! Se a pessoa não reconhece o erro, fica difícil ajudá-la. Posso afirmar que a larga maioria das pessoas estão nessa posição, por causa do orgulho! Mas se a pessoa reconhece o erro, temos duas situações: ela quer ser ajudada ou não! Quando ela diz que quer ser ajudada, quase sempre exige que tem de ser da maneira que a agrada e não da maneira que Deus a quer ajudar. Vamos agora ler estas passagens para percebermos a profundidade deste ensino, no que diz respeito a julgar com o sentido de formar conceitos.
“Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 12 Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 13 Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês.” (1ª Coríntios 5:11 a 13)
Pense nestas instruções, que o Espírito Santo deu por meio da boca do Apóstolo Paulo, no versículo11 diz:“que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.” Quem não deve se associar? Nós os Verdadeiros Cristãos. Com quem não devemos associar-nos? Com qualquer pessoa que dizendo-se irmão, mas não é, ou seja, é um falso Cristão ou Joio! E como vou saber se ele é falso irmão? Observando as palavras e as atitudes dele, para então, compará-las com o que a Bíblia diz. Devo formar conceitos sobre ele, usando sempre os padrões bíblicos. Se ele for imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão, então eu decido, porque Deus assim ordena, nem sequer comer com ele! Por exemplo, os católicos acham que são verdadeiros Cristãos, eles também acham que são meus irmãos, MAS eu observo as palavras e atitudes deles, e percebo que não estão de acordo com a Bíblia, porque entre as várias heresias que praticam, está a idolatria, ou seja, ensinam e praticam o culto a imagens de mortos! Então devo privá-los da minha companhia. Perceba que eu só apliquei a lei de Deus para formar conceitos sobre essas pessoas, ou seja, para julgá-las, e também puni-las, ou seja, privá-las da minha convivência, porque Deus diz para fazê-lo. No final do versículo 12 a ordem para agirmos é bem explicita: “Não devem vocês julgar os que estão dentro?”  Vamos perceber também as várias condições implícitas, para eu poder exercer este acto de formar conceitos/julgar e tomar as atitudes/punir os outros, como Deus ordena que eu faça! Este é o principio fundamental para agir “Não julguem apenas pela aparência, MAS façam julgamentos justos”. (João 7:24)
“Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. 42 Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais?” 43 Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior”.
“Você julgou bem”, disse Jesus.
(Lucas 7:41 a 43)
 
Como devo fazer para formar conceitos ou julgamentos justos?
  1. Eu tenho de ser santo, eu não posso julgar alguém se também cometo o mesmo erro que vejo no outro “pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.” ( Romanos 2:2)
  2. Tenho de formar os conceitos, com um coração sincero e humilde, e sempre fundamentado na Bíblia, porque Deus conhece TODAS as intenções de todos os corações. “Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a Verdade.” (Tiago 3:14)
  3. Tenho de falar com a pessoa e mostra-lhe o erro, sempre fundamentado na Bíblia. Se ele resistir chamo mais pessoas que também tenham observado a conduta errada dela. Se ela continuar a resistir, então, será condenada ao afastamento “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. 16 Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. 17 Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.” ( Mateus 18:15 a 17) “Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o.” (Tito 3:10)
  4. Se a pessoa reconhecer o erro e arrepender-se, então devo perdoá-la e orientá-la/ajudá-la da forma que Deus manda e não da forma que ela quer ser orientada/ajudada. Pregue a Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (2ª Timóteo 4:2) “É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze” (Tito 2:15) Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2ª Timóteo 3-,16,17) “Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. 6 A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente. 7 Agora, ao contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. 8 Portanto, eu lhes recomendo que reafirmem o amor que têm por ele.” (2ª Coríntios 2:5 a 8) 
  5. Um verdadeiro Cristão procura formar conceitos ou fazer julgamentos SEMPRE de acordo com a Bíblia, porque só nela estão contidos os verdadeiros conceitos do que é justo.
Para terminar reflita nestas passagens da Bíblia:
“Os pecados de alguns são evidentes, mesmo antes de serem submetidos a julgamento, ao passo que os pecados de outros se manifestam posteriormente.” (1ªTimóteo 5:24)
“Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado, 25 e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando:
“Deus realmente está entre vocês!” 29
“Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito.” (1ª Coríntios 14:24.25.29)

“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. 15 Estou falando a pessoas sensatas; julguem vocês mesmos o que estou dizendo.” (1ª Coríntios 10:14,15)
“Por Mim mesmo, nada posso fazer; Eu julgo apenas conforme ouço, e o Meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a Mim mesmo, mas Àquele que Me enviou.” (João 5:30)
“Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo? 58 Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho;” (Lucas 12:57)
“Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. 7 Portanto, não participem com eles dessas coisas. 8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, 9 pois o fruto da luz
consiste em toda bondade, justiça e verdade; 10 e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. 11 Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. 12 Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. 13 Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.”
(Efésios 5:6 a13)

“Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. 12 Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da Palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! 13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.” (Hebreus 5:11 a 14)